terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pesquisa revela perfil dos usuários brasileiros do Twitter

A Bullet, agência de marketing promocional, realizou uma pesquisa para mapear os usuários brasileiros do Twitter – ferramenta social online que permite que pessoas comuniquem-se por meio de troca instantânea de mensagens em até 140 caracteres. O objetivo é analisar quem são esses internautas, seus comportamentos e a maneira como se relacionam com a ferramenta. A pesquisa foi desenvolvida no período entre 27 e 29 de abril, com uma amostragem de 3268 usuários brasileiros.

De acordo com o estudo, os usuários do Twitter são, em sua maioria, homens (61%), jovens e adultos, na faixa de 21 a 30 anos, solteiros, do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro. A análise também apontou que são pessoas qualificadas, estudantes do ensino superior ou já graduadas na universidade. São heavy users de internet e costumam passar quase 50 horas semanais conectados. Conhecem e utilizam as principais ferramentas 2.0.
 
O estudo ainda apontou que quase 60% dos usuários são formadores de opinião, possuem seu próprio blog, além do Twitter, e conhecem a ferramenta por meio de amigos (boca-a-boca) e posts em outros blogs.
 
Mercado

Há também uma boa notícia para o mercado. As empresas que estão pensando em abrir contas no Twitter ou criar ações focadas nesse público podem ir adiante. A maioria dos internautas (53,6%) acha interessante as ações publicitárias por meio da ferramenta.
 
Quase a metade dos entrevistados (51%) nunca participaram de ações promocionais no Twitter, porém possuem interesse, enquanto 33% já participaram de algum tipo de ação publicitária na rede. Além disso, cerca de 70% segue ou já seguiu perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário