Twitter



Com certeza, você já ouviu sobre o caso DELL HELL. Pois é, ela deu a volta por cima e tornou-se um dos primeiros casos de sucesso do Twitter alcançando a marca de 6,5 milhões de dólares em vendas através do seu perfil no Twitter. Em testes no Brasil, chegou a vender mais de 300 unidades de computadores em uma semana, segundo fontes próximas à empresa.


A Tecnisa, uma das primeiras empresas brasileiras a usar efetivamente as mídias sociais, vendeu um apartamento com três suítes no valor de R$ 500.000,00 através do Twitter para um gerente de TI, que segue o perfil da empresa e também aproveitou uma promoção que oferecia 2 mil reais em vale-compras, além de armários planejados para os quartos e a cozinha.



Os e-commerces também mergulharam nesta onda. O Submarino faz promoções de desconto e ofertas relâmpagos exclusivas para seus seguidores no twitter. Em ações recentes chegou a dar R$ 250,00 de desconto em produtos como filmadoras, celulares e coleções de DVDs. Outras empresas como Fnac, Americanas.com e Fast Shop também estão aproveitando para fazer promoções e concursos exclusivos.

As companhias aéreas brasileiras Gol, TAM e Azul estão interagindo com potenciais clientes, enviando tweets com ofertas de passagens e dicas para viagens. Apesar de não revelarem se estas ações estão dando certo ou não, elas estão recebendo feedbacks como nunca.


O interessante de tudo isso é que estas empresas sabiam desde o início que o Twitter é um canal de duas vias e (que da mesma forma que pode atrair potenciais clientes, pode receber milhares de mensagens com reclamações) mesmo assim elas encararam e hoje estão colhendo o que plantaram.

Foram comentadas aqui as maiores e mais conhecidas empresas para facilitar compreensão do potencial do Twitter como ferramenta para aumentar suas vendas e melhorar o RP, mas várias outras empresas estão se engajando nesta ferramenta, que chegou para revolucionar a forma com que empresas e clientes se relacionam.