Orkut

A rede social mais conhecida e acessada por nós brasileiros, é o Orkut. Dados publicados pela IBOPE Nielsen Online revelam que 80% da audiência on-line no país acessa sites de redes de relacionamento e blogs, sendo o Orkut com maior audiência deste total, chegando a 70%.

Diante deste cenário, fica claro que realizar campanhas estratégicas em redes sociais, principalmente no Orkut, realmente podem aproximar seus produtos e serviços de seu público-alvo. As empresas estão percebendo que as redes sociais, são grandes aliadas para aumentar vendas e clientes nesta nova era em que vivemos.

Segundo relatos em seu blog, o sócio-fundador do Camisteria, Fábio Seixas disse que:
“… a quantidade de visitantes vindo do Orkut (referer) compete lado a lado com os visitantes vindos de buscas do Google.”
O maior problema do Orkut é a sua API, que acaba limitando desenvolvedores a criarem aplicativos mais interativos. Apesar desta falta de flexibilidade, algumas empresas estão sabendo aproveitar e se virar com o que tem, para oferecer serviços integrados ao Orkut.

O filmeX-Men Origens: Wolverine fez uma ação de marketing utilizando o aplicativo de maior sucesso no Orkut, o BuddyPoke, que possui mais de 32 milhões de usuários com aplicativo instalado.



“A maior vitória para a marca é realmente o engajamento do usuário. Quando um usuário escolhe brincar com o poke do Wolverine, está fazendo isso por livre e espontânea vontade. Seus updates aparecem para que todos os seus amigos vejam, o que atinge milhões de usuários considerando o número de amigos que cada usuário tem. Em três dias que os pokes estavam no ar, já haviam ocorrido mais de 350 mil interações com os pokes do Wolverine.” – Disse Tahiana, resposável pelo projeto, em entrevista para a Revista Webdesign.

O aplicativo Minha Loja, criado pelo PagSeguro (empresa do grupo UOL), permite que o usuário crie rapidamente seu e-commerce e comece a vender produtos e serviços para todo o seu círculo social do Orkut. Um verdadeiro shopping social!



A Elma Chips utilizou comunidades como a “Eu amo Doritos” (quase 60 mil membros), “Amantes de Doritos” (quase 70 mil membros), “Queremos Doritos 5kg”, entre outras, para promover uma campanha publicitária, onde criou uma tiragem especial do produto, com pacotes de 5kg, e enviou a alguns participantes das comunidades. Os sortudos que receberam os pacotes mostraram sua satisfação e alegria em diversos blogs e fotologs.


Com o crescimento das versões diferentes do Nescau (2.0. light, nutri…) a versão tradicional acabou ‘desaparecendo’ das prateleiras. Ao acompanhar a comunidade “queremos o nescau tradicional“ a Nestle recebeu diversas reclamações de consumidores que eram fãs do Nescau Tradicional, e inteligentemente respondeu aos consumidores e tomou providências para que não houvesse falta da versão tradicional nos supermercados.


Estes são apenas alguns exemplos de como aplicar o uso do Orkut  para obter um melhor relacionamento com seus clientes e engajar-se com potenciais consumidores. Mas percebemos que, com toda a dificuldade para criar aplicativos que gerem mais oportunidades de modelos de negócio e interatividade no Orkut, as empresas estão captando feedbacks e interagindo com seus consumidores a ponto de obter um aumento significativo em seu faturamento.